terça-feira, 27 de abril de 2010

O Maravilhoso Mundo Tolkieniano



PARTE 1 - O SILMARILLION

O Silmarillion é o 1º livro da ordem cronológica do universo da Terra-média, mas não é o 1º em ordem de lançamento. Esse livro foi publicado por Cristopher Tolkien, filho de J.R.R. Tolkien. Tolkien começou a esboçar essa história em 1917 quando havia acabado de retornar da França como oficial britânico da 1ª Guerra Mundial. Ele fazia muitas anotações as pressas, à lápis e não raramente, ilegíveis.
Tolkien se inspirou na Mitologia Nórdica e na própria Bíblia para desenvolver O Silmarillion (ele era católico devoto...) e, muito provavelmente, em um pouco de sua história pessoal, colocando um pouco dos traumas psicológicos que ele sofrera durante o tempo que serviu como oficial britânico da 1ª Guerra Mundial.
O Silmarillion é composto de 5 partes:

  • Ainulindalë (a música dos Ainur): sobre a criação de Eä, o mundo.
  • Valaquenta (O relato dos valar): descreve os Valar e os Maiar, que foram os poderosos que moldaram o mundo segundo o pensamento de Eru Illuvatar (Deus).
  • Quenta Silmarillion (A história das Silmarils): conta o que ocorreu antes e durante a Primeira Era, formando a maior e mais detalhada parte do livro (consequentemente a mais importante). É dividida em:
  1. Do início dos tempos
  2. De Aulë e Yavanna
  3. Da chegada dos elfos e do cativeiro de Melkor
  4. De Thingol e Melian
  5. De Eldamar e dos Príncipes de Eldalië
  6. De Fëanor e da libertação de Melkor
  7. Das Silmarils e da inquietação dos Noldor
  8. Do ocaso de Valinor
  9. Da fuga dos Noldor
  10. Dos Sindar
  11. Do Sol, da Lua e da inquietação de Valinor
  12. Dos Homens
  13. Da Volta dos Noldor
  14. De Beleriand e seus reinos
  15. Dos Noldor em Beleriand
  16. De Maeglin
  17. Da chegada dos Homens ao Oeste
  18. Da ruina de Beleriand e da queda de Fingolfin
  19. De Beren e Lúthien
  20. Da Quinta Batalha: Nirnaeth Arnoediad
  21. De Túrin Turambar
  22. Da destruição de Doriath
  23. De Tuor e da queda de Gondolin
  24. Da Viagem de Ëarendil e da Guerra da Ira. (lembrei de vc nessa IRA...)
  • Akallabêth (A queda): discorre sobre a queda de Númenor na Segunda Era, quando os Valar pedem a ajuda de Illuvatar que modifica Arda.
  • Dos Anéis do Poder e da Terceira Era: o capítulo mais breve do livro, porém não menos importante. Um curto relato desde a criação dos Anéis de Poder até o fim da Terceira Era.
Bom... pode-se dizer que Tolkien é admiravelmente inteligente. Diversas de mensagens, de histórias famosas nas mitologias inspiraram o autor a criar O Silmarillion. Digno de salvas de palmas... eu me curvaria diante um gênio. Mas um gênio como Tolkien, nada de gênios como Einsten ou Newton. Aqui veneramos a literatura que incita frenética e inexoravelmente a nossa imaginação humana.

Que a graça dos Valar e as bençãos de Illúvatar recaiam sobre vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário