segunda-feira, 5 de julho de 2010

Senhor dos Anéis & The Legend of Zelda

Esse vai ser um post dedicado a mostrar umas semelhanças dos dois títulos que eu gosto muito, apesar de estar do titulo está como “Senhor dos Anéis & The Legend of Zelda” eu também darei referencias as certas obras de J.R.R Tolkien como O Silmarillion e O Hobbit.

Eu aposto aqui que quem já viu o jogo The Legend of Zelda já encontrou certas similaridades com as obra de Tolkien.

Um pequeno resumo do jogo Zelda

The Legend of Zelda Ocarina of Times

Antes que a vida existisse, antes do mundo tivesse forma, três deusas áureas desceram sobre a caótica terra de Hyrule, elas eram Din, a deusa do Poder; Nayru, a deusa da Sabedoria; e Farore, a deusa da Coragem.

Din, com seu fortes braços flamejantes, cultivou o terreno para criar a terra. Nayru semeou sua sabedoria na terra para dar o espírito da justiça ao mundo. A valorosa alma de Farore criou todas as formas de vida que fariam a justiça.

Essas três grandes deusas retornaram aos céus, deixando para trás o unico filho de Farore filho Yura e uma Sagrada Triforce Dourada. Desde então, a Triforce tornou-se a base para a providência de Hyrule. O local onde a Triforce estava tornou-se sagrado."
A história inicia-se na Floresta Kokiri (Kokiri Forest), localizada no reino de Hyrule. Ela é habitada pelos Kokiri, espíritos guardiões da floresta, seres similares a elfos, que moram em árvores e nunca se tornam adultos. Além disso, quando atingem uma determinada idade recebem da Grande Árvore Deku (Deku Tree) uma fada-guia. Dentre os Kokiri, Link era o único que ainda não possuía uma fada.

Certo dia, Link é chamado pela Grande Árvore através da fada Navi. Link segue até a árvore, que revela que fora amaldiçoada por um homem vestindo uma armadura negra, e pede a ajuda de Link. Ele entra na árvore, derrota um monstro chamado Rainha Gohma (uma espécie de aracnídeo), mas mesmo assim não consegue salvar a árvore pois ela já estava velha e sabia que iria morrer logo.

Logo depois de derrotar Gohma e sair da Grande Árvore Deku, esta lhe conta a história da triforce e de como o mundo foi construído através das três deusas, Farore, Din e Nayru. Quando já está quase morrendo, a árvore dá a Link a Esmeralda Kokiri, a Pedra Espiritual da Floresta, e pede para Link que visite a princesa Zelda no Castelo do Reino de Hyrule.

Link e Navi seguem para o castelo, e após passarem pelos guardas, se encontram com Zelda, que diz que já o aguardava, devido a uma premonição tida em sonho. Ela acredita — corretamente que — Ganondorf, rei dos Gerudos, está a procura da lendária Triforce, um item poderoso que poderia dar a seu possuidor a capacidade de dominar o mundo, quer fosse para o bem ou para o mal. Para entrar no Reino Sagrado, onde a Triforce se localiza, são necessárias as três Pedras Espirituais, e vendo que Link já conseguira uma, Zelda pede para ele recuperar as outras duas.

Para quem quiser saber mais um pouco sobre as obras de Tolkien leiam as matérias da Luxuria “O Maravilhoso Mundo Tolkieniano”.

Agora vamos começar a ver as semelhançãs entre as obras

· No livro O Silmarillion é contado que o mundo “” foi criado pela musica dos Ainur.
No jogo vira e mexe devemos tocar alguma musica para invocar uma magia necessária.
· Link vive em Kokiri forest (que parce muito com o Condado) com a raças dos koriris que se assemelham a os hobbits (jogo Legend of Zelda Ocarina of Times).

· As três deusas que criaram Hyrule (Din, a deusa do Poder; Nayru, a deusa da Sabedoria; e Farore, a deusa da Coragem) lembram muito os Valars que foram criados por Eru Ilúvatar.

· No Jogo The Legend of Zelda Majora Mask a máscara de Majora corrompe o usuário e Le dá muito poder, lembrando o Anel.

· Tanto Ganondorf quanto Sauron precisão de algo para dominar por completo para Ganondorf a Triforce para Sauron o Anel.

· Na Death Mountain vivem os gorons seres rochosos e fortes muito amigáveis lembra um pouco os anões.

· Pode ver certas semelhanças em alguns personagens do jogo com o livro como (ou filme) exemplos Grande Árvore Deku e Barbárvore, Volvagia e Smaug.

Quem um dia pretende jogar esse jogo(ou ler o Senhor dos Anéis ou Torre Negra) não leia essa parte spoiler(Bom o artigo inteiro foi um baita spoiler mas esse já é D+)

· Éowyn a sobrinha do rei de Rohan lutou na guerra disfarçada de homem matando o rei dos Nazgûl comprindo a profecia

Vemos uma certa semelhança da princesa Zelda e Éowyn que se desfarça de Sheik para poder ajudar Link e fugir de Ganondorf.

· O autor de livros de terror chamado Stephen King diz no prefacio do primeiro livro da Torre Negra que se baseou no Senhor dos Anéis

No final do primeiro livro o personagem Roland Deschain é levado no tempo a 100 anos ou mais no futuro lembrando um pouco Link quando pega a Master Sword.
Não me aprofundarei muito nessas semelhanças mas o caso é que o jogo lembra muito o livro(ou livros).

Conclusão

Eu não sei se Shigeru Miyamoto se baseou na serie de livros do Tolkien ou King mas que há certas semelhanças a.

Se você discorda ou concorda comente se tem mais alguma coisa a comparar não tenha vergonha e comente.


Fonte:
http://www.projetodezenove.kit.net/linhadotempo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal

A inspiração para esse postagem veio da postagem mario e lost conexão desse site aqui:


http://www.reinodocogumelo.com/2010/06/mario-e-lost-conexao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário